5 elementos para construir uma marca forte

Conhecer o perfil do consumidor, adequar portfólio e canais de venda, além de cuidar dos elementos da marca são alguns dos passos apontados por Rodrigo Puga, da TopBrands

Conhecer do perfil do consumidor

Antes do gestor pensar como será estruturado o seu planejamento de comunicação, ele deve ter em mente alguns pontos fundamentais que garantirão uma construção de branding eficaz. Esses fatores poderão, inclusive, determinar o sucesso da marca independente do orçamento investido em comunicação. Saber exatamente a quem o produto se destina é fundamental. É preciso saber efetivamente o que está sendo oferecido para o consumidor e conhecer as expectativas deles.

O grande desafio ainda visto no mercado é fazer com que a oferta de serviços e produtos realmente esteja alinhada com os anseios dos consumidores. “Muitas empresas não se preocupam em identificar o perfil de seu cliente. Isso acontece, principalmente, com aquelas marcas que tem mais perfil industrial. Elas acham que apenas desenvolver um bom produto e colocá-lo na gôndola serão suficientes. É preciso ir além e conhecer quem é o consumidor, quais suas expectativas, como e onde ele compra, quem o influencia, o que ele de fato está precisando e o que a empresa pode entregar”.

Definir um posicionamento

Saber o motivo pela qual uma marca existe, a quem e para o que ela se destina são algumas das respostas que devem ser identificadas para definir o seu posicionamento. Apesar de muitas pessoas ainda confundirem com slogan, posicionamento é muito mais estratégico para a existência da marca do que um simples texto simpático que será comunicado nos mais diversos canais.

Muito antes de tentar desenvolver o mote da empresa, é preciso alinhar a proposta de valor da marca. “Talvez o slogan sintetize o diferencial da marca, mas pensar a estratégia, quem será impactado no mercado de atuação, porque essa pessoa comprará o produto, saber quais são os conjuntos de atributos de diferenciação que serão entregues formam o posicionamento”.

Adequação do portfólio e canais de venda

O sucesso de uma marca está diretamente ligado a sua disponibilidade no PDV e se ele atende às expectativas do consumidor. De nada adianta ser um item inovador e eficaz se não houver contato com o público por conta de distribuição ineficaz. Em contrapartida, não adianta estar disponível nos mais diversos pontos de venda se não tiver valor para o consumidor. É preciso alinhar expectativa com entrega.

Avaliação dos elementos da marca

A marca que quer ganhar o coração do consumidor deve ser pensada estrategicamente desde o seu início, respeitando cada etapa. Aquelas que ainda estão começando têm a oportunidade de começar pela escolha do nome, que é um dos principais elementos, pois será o primeiro a ter contato com o público. Um naming duvidoso pode custar o sucesso da marca. Muitas empresas definem o nome em reunião entre gestores, sem pensar estrategicamente, sem estudo e adequação.

Planejamento de comunicação

Após passar por cada etapa chegará o momento da marca pensar no seu planejamento de comunicação. Muito mais do que linguagem, essa fase definirá quais canais deverão ser investidos, se haverá compra de mídia, se apostará em comunicação de massa, em ações no ponto de venda.